quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Hamster em seu habitat natural!









Amansando Hamster!


Com paciência e dedicação, todos os hamsters podem ser amansados. Quanto mais jovens, melhor. Atenção: só manuseie hamsters já desmamados!
Converse com seu hamster toda vez que alimentá-lo, para que ele se acostume
com sua voz.Os hamsters mordem apenas quando estão assustados. Se você for mordido enquanto tentando amansá-lo, não se assuste, a mordida é muito mais frustrante do que dolorosa em si. Coloque o hamster de volta na gaiola e deixe-o sozinho por algumas horas, para que ele se acalme. Lave o local da mordida com sabão neutro.
Não recomendo o uso de luvas. Os hamsters são muito ligados ao olfato, e se acostumarão o cheiro da luva. ao tirá-la, eles poderão morder a "mão estranha".
Você será capaz de amansar o hamster em cerca de 3 semanas se seguir o método abaixo:

1. Primeiro observe seu hamster por alguns dias, para descobrir a partir de que horas ele está acordado e ativo - o melhor horário para começar a amansá-lo, se quiser também pode mudar o horário do seu hamster como exemplo: ele acorda todo dia as 18:00(os hamsters são animais noturnos) mas ás 18:00 não é o horário que você quer basta começar acordar ele mais cedo até ele acostumar. Descubra também seus petiscos favoritos, pois você poderá usá-los para ajudá-lo a superar o medo. Depois, coloque um pouco de comida na mão e despeje-a no comedouro já dentro da gaiola, para que o hamster se acostume com a sua mão e aprenda que é ela que leva a comida. Depois de alguns dias, deixe sua mão próxima ao comedouro enquanto o hamster come.

2. Quando o hamster estiver confiante o suficiente para comer ao lado de sua mão, coloque um pouco de comida na palma e espere. Pode demorar alguns dias para que o hamster tome coragem de comer na sua mão. Quando o fizer, você pode acariciá-lo suavemente suas costas com um dos dedos. Tome cuidado apenas para não encostar em sua cabeça, senão ele ficará incrivelmente assustado.

3. Depois, acostume seu hamster a ser segurado. Quando ele estiver comendo em sua mão, cubra-o com a outra mão e levante-o do chão um pouco. Eleve pouco suas mãos, de forma que se o hamster pular ele não se machuque. Da primeira vez, deixe-o pouco tempo levantado, e vá aumentando o tempo. Após alguns dias, o hamster não mais se incomodará em ser levantado, e você poderá então, com cuidado, tirá-lo da gaiola.

4. Mantenha-o sempre a uma distância segura do chão, para que ele não se machuque se cair. Deixe-o passar de uma mão para outra, e logo ele estará confiante o suficiente para correr pelo seu braço.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Você sabia?

  • Apesar de não manifestar afeto, e ser caracteristicamente de comportamento individualista mesmo com os da própria espécie, o hamster sírio pode ser condicionado a aprender alguns truques, utilizando-se para isto da técnica de oferecer recompensas. São animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos, nem vacinas (não transmitem doenças, desde que estejam em um ambiente sem doenças), e tendo uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa viverá sem nenhum problema.
  • Lembrando também que todos os outros hamsters que vivem com colonias podem aprender truques igualmente o sírio, porém há mais relatos de sírios com truques como o de dançar.
  • Adestrar o Hamster é fácil, por exemplo, para que aprenda a atender pelo nome, mostre comida e chame-o. Para que fique de pé ou balance a cabeça como se estivesse dançando, mostre alimento de forma a deixá-lo na posição desejada e diga várias vezes o comando relacionado com a posição (como "em pé!", ou "dança!"). Dê-lhe então o petisco. Com o tempo, fará todos estes truques, mesmo sem recompensa. Para tornar-se um bom aluno, deve ser tratado com carinho, paciência e mantido em boas condições, sem estresse. Ao tentar segurá-lo, aproxime a mão vagarosamente para que não se assuste. Pegue-o pela pele do dorso ou ponha-o na palma da mão quando estiver bem acostumado com você. Não o deixe cair: um tombo pode ser fatal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Não se confunda! Chinês não é Anão Russo!



O Hamster Chinês

O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo, porter uma calda longa. O hamster chinês é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse no hamster chinês como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando o hamster russo surgiu nas lojas de animais. O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os russos, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

Cor: a cor original do hamster chinês é marrom, com uma linha dorsal preta que vai do focinho ao rabo, mas também existem variedades cinzas com manchas brancas.

Tamanho: de 10 a 12 cm

Outras características: Os machos são maiores que as fêmeas. Possui bolsas nas bochechas, que usam para carregar comida ou material para o ninho. É sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses. Quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho (ou se for necessário até separar o casal). Embora seja noturno, o hamster chinês pode eventualmente se tornar ativo durante o dia. Pode mover-se muito rápido e subir em coisas com facilidade, sendo desaconselhável tirá-lo da gaiola (pode ser muito difícil pegá-lo depois). A vida média é de 2 a 3 anos, embora possam viver mais.

Cuidados especiais: use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes. uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente (note que todas raças de hamster brigam muito, mas só os hamsters sírios não podem conviver junto).

domingo, 9 de dezembro de 2007

Qual hamster deve ir para o destaque da semana?

Participante número 1(um):
Nome: Ivan (para os intimos Ivanzinho)
Sexo: macho
Raça: sírio
Idade: cerca de 3 meses
Dono: Larissa
Motivo(Por que seu hamster deve estar no site?): Pq ele é meu bebê e eu amo muito ele *-*





Participante número 2(dois):
Nome: Pietro
Sexo: macho
Raça: Chinês
Idade: cerca de 3 meses
Dono: Thales
Motivo(Por que seu hamster deve estar no site?): Porque ele parece um esquilinho e em breve
vai ser papai!




Participante número 3(três):
Nome: Emily
Sexo: Fêmea
Raça: Chinês
Idade: 6 meses
Dono: Luciana
Motivo(Por que seu hamster deve estar no site?): Ela merece estar no blog,
pois é a mais nova mamãe do pedaço...rsrs...Além de ser linda!




NÃO DEIXE DE VOTAR!!!

Fotos de Roborovski!









Não se deixe enganar! Muitos pet shops tentam vender chineses e Anões Russos Campbells se passando por filhotes de Roborovski! Leiam atentamente a reportagem sobre Roborovski e se precavenham de uma má notícia!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Ciclo Reprodutivo


Hamster Prenha


Primeiros dias de vida

6° dia de vida

Filhotes com 21 dias, começando a desmamar

Habitrail, um sonho de consumo!


As casas Habitrail são fabricadas para que suas mascotes tenham una câmara principal e depois, podem agregar muitos caminhos e acessórios de exterior diferentes para que o hamster os explore. Todos os sistemas Habitrail, caminhos e acessórios de exterior, são amplamente ventilados para assegurar que sua mascote goza de todo o ar que necessita.

Os sistemas Habitrail permitem que sua mascote trepe e explore como faria se estivesse em sua casa na natureza. Mediante os caminhos e acessórios de exterior podem criar outro espaço vital para o animalzinho, formando túneis que podem utilizar-se para guardar alimento, dormir ou simplesmente descobrir.

Os hamsters cativos necessitam fazer exercícios. Todo o sistema Habitrail vem com um dispositivo de exercícios. As unidades de a estação espacial e Safari têm uma roda de exercícios, o minisistema vem com una roda e o Playground, a casa Habitrail mais recente, vem com una roda desportiva. Estes dispositivos de exercícios são muito importantes para manter as mascotes sãs, visto que podem engordar facilmente se ficarem inativas, se não se lhes proporciona una maneira de fazer ginástica.

Outra característica excepcional dos sistemas Habitrail é o desenho destinado a manter limpa a casa das mascotes.

O protetor da área sanitária impede que o lixo caia sobre o piso à medida que a mascote cava e faz seu ninho. Também todos os componentes Habitrail saem com facilidade para limpá-los. Cada caminho é composto de duas partes e pode desmontar-se para facilitar a limpeza.

O sistema Habitrail é um ambiente divertido, apaixonante e criativo que você e sua mascote poderão gozar durante muitos anos.

O sistema Safari Habitrail foi desenhado para que sua mascote se sinta em seu lugar. A extensa variedade de seus componentes compreende caminhos, acessórios de exterior e de interior e foi idealizado para imitar o ambiente natural da tua mascote. O sistema vem em cores verde terra e marrom, que se integram sem dificuldade à maioria dos móveis.

O sistema Playground Habitrail foi concebido para que sua mascote se sinta em casa. A extensa variedade de componente do Playground compreende caminhos, acessórios de exterior e de interior, e se idealizou para imitar o ambiente natural de tua mascote. O sistema vem em cores vibrantes, divertidos, que irá muito bem com qualquer lugar de tua casa.

Roborovski, saiba mais!


O hamster Roborovski (Phodopus roborovskii) é o menor e mais veloz de todos os hamsters e são geralmente mantidos como animal de estimação. As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sombrancelhas e a falta de listras no dorso que comumente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade – é o máximo que um hamster doméstico vive.

Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos, dormem juntos em um só lugar. Sua velocidade os tornam um aninal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles têm um bom temperamento e raramente mordem. Na medida que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adulto, eles podem facilmente se espremerem entre as as barras da gaiola de um hamster de tamanho comum, logo, necessitam de cuidados especiais no que tange a sua moradia. Sempre pergunte aos vendedores de lojas de animais ou criadores qual a gaiola ideal para mantê-los. Por causa do seu tamanho e de sua velocidade, Roborovskis são melhores para pessoas que preferem olhar a brincar com eles.

Por causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas.

A gestação dos Roborovski é de aproximadamente de 23-30 dias. Quando nascem mais se asemelham a feijões rosas. Em torno de 5-6 dias a pele começa a pigmentar-se e de 6-8 dias os pelos começam a nascer . Em torno de 10-12 dias os filhotes são totalmente cobertos de um curto pêlo e suas pestanas começam o enrijecimento. Neste momento os filhotes já começam a passear pela gaiola, mas ainda são cegos. As fêmeas os recolhem de volta ao ninho, isto fará com que os filhotes emitam um chiado agudo, mas nada preocupante. Aos 14-16 dias de idade os olhos se abrem e seus corpos estão completamente cobertos de pêlo. Os filhotes são desmamados e podem ser apartados de suas mães com 4 semanas de idade.

Roborovski amamentando!

O hamster mais raro aqui no Brasil amamentando.
Observem o quão ele é pequeno!



Aí temos eles já grandinhos!

Hamster de Perto



Fonte: Lar do hamster
Obs: Clique na imagem para ve-la melhor

Cobra fica amiga de hamster que seria sua refeição

Uma cobra do zoológico japonês Mutsugoro Okoku, em Tóquio, ficou amiga de um hamster que foi posto na caixa onde vive o réptil para servir de comida.

O hamster Gohan (refeição, em japonês) foi colocado na caixa em outubro do ano passado como um teste, já que Aochan, a cobra, evitava o cardápio de ratos congelados e corria risco de vida por inanição.

Mas ela não quis comer o hamster Gohan, e agora os dois convivem fraternalmente sob o mesmo teto.

– Eu nunca tinha visto uma coisa dessas. Gohan às vezes sobe em Aochan para cochilar em suas costas – disse Kazuya Yamamoto, funcionário do zoológico



Reprodução

Hamsters não são animais que costumam viver em grupos. São animais normalmente solitários e geralmente procuram companhia apenas para o acasalamento. O cuidado com os filhotes é tarefa exclusiva da fêmea. Logo, o macho só irá atrapalhar a fêmea a criar os filhos.
Esse pequeno guia irá explicar aos criadores qual é a melhor idade para acasalar, como distinguir o sexo dos hamsters, o que fazer com os filhotes e muitas outras coisas. Qualquer dúvida que tiver me envie um e-mail, terei prazer em responder!

COMO SABER O SEXO DO MEU HAMSTER?

Para saber, segure o seu hamster com a barriga para cima e preste atenção nos seus genitais.
Nos machos, os testículos são bastante evidentes (não tanto em hamsters jovens). A distância entre o pênis e o ânus varia entre 1 e 2 cm.
Nas fêmeas, a distância entre a vagina e o ânus é quase nenhuma. Além disso, os mamilos são bem mais visíveis nas fêmeas do que nos machos.



Tutorial sobre Reprodução de Hamsters

REPRODUÇÃO - PARTE 1: INTERESSE E RESPONSABILIDADE

Esse pequeno tutorial de reprodução de hamsters foi dividida em algumas partes para facilitar a vida dos criadores. A primeira parte é o interesse: você está realmente interessado em cruzar dois hamsters? É preciso avaliar que as ninhadas de hamsters são grandes (chegam a até 18 filhotes!).
Os filhotes de hamster comem muito, o que gera muitas despesas com comida. Além disso, a fêmea tem sempre que receber complementos alimentares. E por fim, o criador tem que dedicar muito tempo aos filhotes, por isso se você é muito ocupado e não tem alguém hábil para ficar com os filhotes, recomendo que não cruze seus hamsters!
E quando os filhotes crescerem, é necessário ter um lugar para o qual você possa mandar seus hamsters, como para um Pet Shop ou então ter pessoas dispostas a adotar alguns filhotes da sua ninhada.
Se você realmente estiver interessado, vamos para a parte 2.

REPRODUÇÃO - PARTE 2: PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

É necessário ter um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). Quando a fêmea está no cio ela produz um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre esse cheiro pode ser percebido. Então
você pode deixá-la sobre a gaiola e coçar do meio das costas até perto do rabo. Se ela ficar parada e levantar o rabo, então é quase certeza que ela está no cio.
Agora seus hamsters estão aptos para a terceira parte.

REPRODUÇÃO - PARTE 3: ACASALAMENTO

Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela. Deixe-os por um tempo até que acabe e então separe-os, cada um em sua gaiola.
Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordar e as mamas devem ficar mais visíveis.

REPRODUÇÃO - PARTE 4: GESTAÇÃO

Esta é a hora de muitos cuidados. O macho e a fêmea não devem mais ser colocados juntos A fêmea precisa de alguns cuidados especiais agora.
Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite
(leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será um pouco menos ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! Volte para a parte 3.
Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).
Agora que seguiu todos os passos, aguarde até o nascimento!

REPRODUÇÃO - PARTE 5: O PARTO

O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se
insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.


Foto de ninhada de 12 hamsters com 2 ou 3 dias de vida: cuidados com a alimentação garantiram filhotes saudáveis

REPRODUÇÃO - PARTE 6: ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PÓS-PARTO

A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.

REPRODUÇÃO - PARTE 7: O CRESCIMENTO DOS FILHOTES

Os filhotes irão se desenvolver com grande velocidade. Eles nascem cegos, surdos, sua pele parece transparente e não há pêlos recobrindo o corpo. No entanto, existem dentes que iniciam sua formação. Não são capazes ainda de digerir alimentos sólidos, portanto no começo o leite será alimento exclusivo.
Embora haja distorções, os filhotes normalmente seguem o mesmo padrão de crescimento. Lembre-se que, como humanos, alguns filhotes podem se desenvolver mais rápido ou não, mas é importante que até 1 mês de vida o hamster esteja completamente formado com saúde.
Com 3 dias, a pele começa a criar coloração. Já dá para saber mais ou menos a cor dos hamsters.
Com 6 dias, a pelagem começa a se desenvolver, mas ainda é pequena e ainda aparenta transparência.
Com 7 dias, alguns filhotes podem começar a provar comida sólida, embora o leite ainda seja o princiapl alimento.
Com 12 dias, os pequenos hamsters podem abandonar o ninho para conhecer outros cantos da gaiola. Não se preocupe, a mamãe hamster saberá trazê-los de volta.
Com 16 dias, os hamsters já estarão com olhos abertos e o desenvolvimento está quase completo. Agora podem passear pela gaiola sem o acompanhamento da mãe.
Com 21 dias, o desenvolvimento está praticamente terminado. Eles ainda mamarão na mãe, mas esse alimento torna-se dispensável e darão preferência a alimentos sólidos.
Quando os pequenos hamsters completarem entre 25 e 30 dias de vida, eles já estarão aptos para serem vendidos ou doados. Se você quiser continuar com eles, deverá mantê-los em gaiolas separadas por sexo e quando os mesmos completarem 45 dias de vida, deve separar em gaiolas individuais.

REPRODUÇÃO - PARTE 8: DOANDO E VENDENDO

A doação ou venda dos hamsters deve acontecer em breve. É importante lembrar que a partir de 1 mês de vida, a tarefa da mãe termina. Então é importante a separação.
Recomendo que o criador procure Pet Shops especializados ou venda/doe por conta própria, fazendo anúncios no jornal por exemplo. Neste caso, sugiro que o criador venda por um preço entre R$ 5,00 e R$ 10,00.

REPRODUÇÃO - PARTE 9: O SEGUNDO ACASALAMENTO

Deve haver uma distância de 3 ou 4 meses entre a primeira e a segunda gestação no mínimo para garantir a saúde dos filhotes. Se você realmente estiver interessado em acasalar sua fêmea novamente, cumpra o prazo estabelecido e boa sorte!
Então sua aventura recomeça na parte 2.

Gaiola e acessórios


A gaiola é o item mais caro a ser comprado para os hamsters. Existem muitas variedades diferentes de gaiolas à venda, de diferentes preços, e muitos outros acessórios úteis e interessante para o hamster se divertir e se exercitar. Embora não haja segredos na preparação da morada do animal, é bom seguir algumas dicas para tornar o seu lar mais agradável e lúdico.

Em primeiro lugar, a gaiola deverá ser mantida em local fresco, longe de exposição direta ao sol, de correntes de ar e de fontes de calor.

Gaiola de arame -> são gaiolas simples, comuns e as mais baratas. Muitas têm mais de um andar, com escadas, escorregador, pontes etc. Todas apresentam também uma rodinha de exercício, indispensável para o hamster. Algumas contêm uma bacia de plástico, presa à gaiola por grampos, e que fica a alguns centímetros acima da base da gaiola de arame. Esse é um item interessante, porque evita que a serragem da gaiola caia no chão e suje o chão. É também recomendável, caso você não queira perder o hamster logo, que as portas e todas as aberturas sejam amarradas (com arame, por exemplo; fios rapidamente desaparecerão), já que os hamster são exímios abridores de portinhas.

Aquário -> é uma opção interessante, porque é possível apreciar os hamsters e suas peripécias melhor através deste tipo de habitação. Os aquários de vidro podem ser um pouco difíceis de limpar em razão de seu peso. Já os de plástico podem, misteriosamente, aparecer roídos ao longo do tempo. É a opção ideal para hamsters gestantes, lactantes e filhotes. A garrafinha de água poderá ser fixada com fita adesiva. Em todo o caso, é melhor pôr uma proteção (uma rede de arames é legal) para evitar que os hamsters escapem por cima. Não é recomendável colocar como proteção materiais sólidos (tampas, por exemplo), mesmo que tenham buracos de ventilação.

Gaiola de plástico com tubos -> é a opção mais cara e não indicada para hamsters sírios que, em virtude do seu tamanho maior, podem ficar presos nos tubos. Para hamster anão ou chinês, é uma escolha interessante, embora seja mais difícil de limpar por conter muitos repartimentos. É necessário haver um compartimento maior, em que haja espaço para o hamster correr mais à vontade.

Gaiola feita em casa -> pode-se construir uma "casa de férias" para o hamster, usando materiais baratos como caixas de papelão, copos de plástico (para fazer túneis), caixas de sapato (para compartimentos) e muitos, muitos outros materiais podem ser aproveitados usando a imaginação. Por causa daqueles dentes bem afiados, os hamsters rapidamente poderão roer o papelão e fugir. Portanto, não deve nunca ser usada como morada permanente do hamster, mas apenas um lugar para ele se divertir e sair da rotina de vez em quando.

Acessórios -> as petshops têm à venda uma grande variedade de acessórios lúdicos para o hamster: túneis, casinhas, rodinhas, carrinhos etc. etc. Os preços variam muito; os itens mais incrementados, sofisticados e divertidos podem custas valores na casa dos três dígitos. Mas a imaginação pode ajudar a economizar - pode-se criar muitas opções de diversão para o hamster usando materiais simples e baratos.

A limpeza da gaiola é muito importante. A freqüência varia conforme o número de hamster e o tamanho da gaiola. Em média, uma vez a cada 5 dias é o bastante. NÃO use nenhum tipo de produto químico para limpeza. Para os recipientes de comida e água use só uma esponja limpa e água corrente. Na gaiola, rodinhas e demais acessórios, pode-se usar sabão neutro, mas enxágüe bastante. Os hamster se irritam facilmente com os produtos de limpeza. Para o hamster fazer o ninho pode-se dar papel higiênico inodoro.

Alimentação

O hamster, em seu ambiente natural, tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!
Lembre-se: um hamster não é como um cachorro ou um gato por exemplo, seu organismo é extremamente frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um hamster bem alimentado é um hamster feliz e saudável.
Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agricultura misturas especiais para hamsters. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento. É preciso diversificar.

RAÇÃO DIÁRIA:

Diariamente, deixe ração disponível para seu hamster. Nesta ração, é preferível haver: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo. Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito para cachorro do tipo duro.
Atenção: se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o hamster dorme. Provavelmente, se ele for um hamster precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu hamster de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida, estocada ou no pote, disponível para consumo.
(Foto de Marina Avila)

PETISCOS E AGRADOS:


Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, vegetais crus ou cozidos (evite alface) e biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado).
Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.

ALIMENTOS PROIBIDOS:

Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos a seu hamster, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios) e alface (pode dar diarréia e problemas no figado).

O Hamster Anão Russo

Existem duas espécies de Hamster Anão Russo, o Campbells, também conhecido como Djungarian, e o Winter-White, também conhecido como Hamster Siberiano ou Branco Invernal.

Outras características:
Possuem pêlos nos pés, os machos são mais longos que as fêmeas e possuem bolsas nas bochechas usadas para carregar comida ou material para o ninho. É sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses. Embora seja noturno, pode eventu
almente se tornar ativo durante o dia. Sua vida média é de 1 ano e meio a 2 anos, embora eles possam viver até 4 anos. Em geral são menos tolerantes que os hamsters sírios, não gostando muito de serem segurados. Têm uma tendência maior a morder .

Cuidados especiais: use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters russos são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters. Ou então use gaiolas para topolinos, que tem as distâncias entre as grades menores. Se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes. Uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente.


O Hamster Anão Russo Campbells

O Hamster Russo Campbells é originário da Ásia central, do norte da Rússia, da Mongólia e da China, onde vive em dunas de areia. É mantido em cativeiro desde antes de 1963 e chegou às lojas de animais de estimação nos anos 70. Também conhecido como hamster Djungarian, o Hamster Russo Campbells é mais comum que a outra espécie de Anão Russo, o Winter-White.

Cor: a cor original do hamster Anão Russo Campbells é cinza, com uma linha dorsal cinza-escura que vai do focinho ao rabo, mas também existem diversas outras variedades, como o albino (com olhos vermelhos), o branco (com olhos pretos), o preto, o opala (cinza-azulado), etc.

Tamanho: de 10 a 12 cm

O Hamster Anão Russo Winter-White


Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Cazaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. O nome Winter-White, que pode ser traduzido como "Branco-Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época, quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca. A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura ,sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter-White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como Hamster Siberiano (não confundir com o Sírio!), o Winter-White é mais compacto que o Anão Russo Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um aspecto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.

Cor: a cor original do hamster Anão Russo Winter-White é cinza escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira (violeta-acinzentado), o imperial (com a barriga branca) e o pérola (branco com ricos coloridos pelo corpo).

Tamanho: de 8 a 10 cm

Hamster Sírio!

Hamster
Hamster Sírio

Nome científico: Mesocricetus auratus

Origem
O Hamster Sírio é, de acordo com o seu nome, encontrado nesta área de médio oriente.

Como animal de companhia
É o mais comum dos hamsters, e também o maior dimensão.
Em regra, esta espécie é bastante pacifica com os donos, mas há alguns que se tornam agressivos e mordem com muita frequência.

Uma das condicionantes destes roedores é o facto de não poder juntar dois machos adultos, se o fizer vão degladiar-se, até que um morra.

As suas bochechas características servem para armazenar o máximo de comida possível, chegando a transportar metade do seu peso, que depois depositam no seu ninho, onde vão tranquilamente comê-la.

Estamos a falar de um animal noctívago, pelo que vai sempre estar pouco activo durante o dia, tendo o seu pico de actividade durante a noite.

Exercício
Este aspecto é importante, porque o hamster, necessita de uma roda de exercício para poder correr e desenvolver os seus músculos e, durante a noite, o som produzido por este brinquedo pode ser muito incomodativo, pelo que se aconselha a sua lubrificação frequente.

Outro brinquedo recomendado para o hamster é um labirinto de túneis e escadas, que fará as delicias deste animal.As gaiolas existentes no mercado já foram pensadas para estes animais, pelo que é aconselhada a sua aquisição, uma gaiola diferente poderá trazer alguns incovenientes.

Limpeza
As gaiolas devem ser limpas e arejadas com frequência, já que a urina do hamster tem um cheiro intenso e desagradável.

Alimentação
A sua alimentação deve ser feita na base das rações existentes no mercado, embora possa fazer um suplemento de frutos secos, nozes e avelãs, que além de serem alimentos naturais, servem para o animal manter os dentes afiados.

A água deve ser fornecida em quantidade, em bebedouro próprio com esfera rotativa.

Cores
Existem várias colorações, sendo as mais comuns: amarelo, castanho, cinzento, preto e branco malhado.

Longevidade, tamanho e peso
Esta espécie pode viver cerca de 4 anos, atingir os 10 cm e pesar 100/120 g.