sábado, 8 de dezembro de 2007

Reprodução

Hamsters não são animais que costumam viver em grupos. São animais normalmente solitários e geralmente procuram companhia apenas para o acasalamento. O cuidado com os filhotes é tarefa exclusiva da fêmea. Logo, o macho só irá atrapalhar a fêmea a criar os filhos.
Esse pequeno guia irá explicar aos criadores qual é a melhor idade para acasalar, como distinguir o sexo dos hamsters, o que fazer com os filhotes e muitas outras coisas. Qualquer dúvida que tiver me envie um e-mail, terei prazer em responder!

COMO SABER O SEXO DO MEU HAMSTER?

Para saber, segure o seu hamster com a barriga para cima e preste atenção nos seus genitais.
Nos machos, os testículos são bastante evidentes (não tanto em hamsters jovens). A distância entre o pênis e o ânus varia entre 1 e 2 cm.
Nas fêmeas, a distância entre a vagina e o ânus é quase nenhuma. Além disso, os mamilos são bem mais visíveis nas fêmeas do que nos machos.



Tutorial sobre Reprodução de Hamsters

REPRODUÇÃO - PARTE 1: INTERESSE E RESPONSABILIDADE

Esse pequeno tutorial de reprodução de hamsters foi dividida em algumas partes para facilitar a vida dos criadores. A primeira parte é o interesse: você está realmente interessado em cruzar dois hamsters? É preciso avaliar que as ninhadas de hamsters são grandes (chegam a até 18 filhotes!).
Os filhotes de hamster comem muito, o que gera muitas despesas com comida. Além disso, a fêmea tem sempre que receber complementos alimentares. E por fim, o criador tem que dedicar muito tempo aos filhotes, por isso se você é muito ocupado e não tem alguém hábil para ficar com os filhotes, recomendo que não cruze seus hamsters!
E quando os filhotes crescerem, é necessário ter um lugar para o qual você possa mandar seus hamsters, como para um Pet Shop ou então ter pessoas dispostas a adotar alguns filhotes da sua ninhada.
Se você realmente estiver interessado, vamos para a parte 2.

REPRODUÇÃO - PARTE 2: PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

É necessário ter um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). Quando a fêmea está no cio ela produz um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre esse cheiro pode ser percebido. Então
você pode deixá-la sobre a gaiola e coçar do meio das costas até perto do rabo. Se ela ficar parada e levantar o rabo, então é quase certeza que ela está no cio.
Agora seus hamsters estão aptos para a terceira parte.

REPRODUÇÃO - PARTE 3: ACASALAMENTO

Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela. Deixe-os por um tempo até que acabe e então separe-os, cada um em sua gaiola.
Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordar e as mamas devem ficar mais visíveis.

REPRODUÇÃO - PARTE 4: GESTAÇÃO

Esta é a hora de muitos cuidados. O macho e a fêmea não devem mais ser colocados juntos A fêmea precisa de alguns cuidados especiais agora.
Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite
(leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será um pouco menos ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! Volte para a parte 3.
Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).
Agora que seguiu todos os passos, aguarde até o nascimento!

REPRODUÇÃO - PARTE 5: O PARTO

O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se
insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.


Foto de ninhada de 12 hamsters com 2 ou 3 dias de vida: cuidados com a alimentação garantiram filhotes saudáveis

REPRODUÇÃO - PARTE 6: ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PÓS-PARTO

A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.

REPRODUÇÃO - PARTE 7: O CRESCIMENTO DOS FILHOTES

Os filhotes irão se desenvolver com grande velocidade. Eles nascem cegos, surdos, sua pele parece transparente e não há pêlos recobrindo o corpo. No entanto, existem dentes que iniciam sua formação. Não são capazes ainda de digerir alimentos sólidos, portanto no começo o leite será alimento exclusivo.
Embora haja distorções, os filhotes normalmente seguem o mesmo padrão de crescimento. Lembre-se que, como humanos, alguns filhotes podem se desenvolver mais rápido ou não, mas é importante que até 1 mês de vida o hamster esteja completamente formado com saúde.
Com 3 dias, a pele começa a criar coloração. Já dá para saber mais ou menos a cor dos hamsters.
Com 6 dias, a pelagem começa a se desenvolver, mas ainda é pequena e ainda aparenta transparência.
Com 7 dias, alguns filhotes podem começar a provar comida sólida, embora o leite ainda seja o princiapl alimento.
Com 12 dias, os pequenos hamsters podem abandonar o ninho para conhecer outros cantos da gaiola. Não se preocupe, a mamãe hamster saberá trazê-los de volta.
Com 16 dias, os hamsters já estarão com olhos abertos e o desenvolvimento está quase completo. Agora podem passear pela gaiola sem o acompanhamento da mãe.
Com 21 dias, o desenvolvimento está praticamente terminado. Eles ainda mamarão na mãe, mas esse alimento torna-se dispensável e darão preferência a alimentos sólidos.
Quando os pequenos hamsters completarem entre 25 e 30 dias de vida, eles já estarão aptos para serem vendidos ou doados. Se você quiser continuar com eles, deverá mantê-los em gaiolas separadas por sexo e quando os mesmos completarem 45 dias de vida, deve separar em gaiolas individuais.

REPRODUÇÃO - PARTE 8: DOANDO E VENDENDO

A doação ou venda dos hamsters deve acontecer em breve. É importante lembrar que a partir de 1 mês de vida, a tarefa da mãe termina. Então é importante a separação.
Recomendo que o criador procure Pet Shops especializados ou venda/doe por conta própria, fazendo anúncios no jornal por exemplo. Neste caso, sugiro que o criador venda por um preço entre R$ 5,00 e R$ 10,00.

REPRODUÇÃO - PARTE 9: O SEGUNDO ACASALAMENTO

Deve haver uma distância de 3 ou 4 meses entre a primeira e a segunda gestação no mínimo para garantir a saúde dos filhotes. Se você realmente estiver interessado em acasalar sua fêmea novamente, cumpra o prazo estabelecido e boa sorte!
Então sua aventura recomeça na parte 2.

141 comentários:

Lydia disse...

como faço para colocar a foto dos meus fofos? grata lydia

sô.. disse...

quando um hamster tem filhotes e eles ja tao formados nao se podem manter na mesma gaiola que a mae? é que nas petshop têm-nos todos juntos numa gaiola grande !

>> Bia << disse...

Olá...

Gostaria de saber se posso reproduzir hamster da mesma família, por exemplo: mãe com filhotes!????
há alguma risco à saude deles ou dos filhotes?

felipe disse...

se minha hanster tive 12 meses ela pode ainda ficar gravida mesmo que nunca engravidou?

Beatriz Boblitz disse...

tem alguma possibilidade da mãe comer os filhotes?

BLOGGER disse...

MINHA HAMSTER ESTÁ ENGORDANDO E OS MANILOS ESTA´MUITO VISIVEIS SERÁ QUE ELA TA PRENHA? É TEM 1 SENAMA QUE EU BOTEI ELA PRA ACALAR

Jorge disse...

Galera podem misturar a mãe com o filhote quando se fala em acasalamento! isso é mito de dar errado!
bem uma hamster já pode crusar com 32 meses e meio porém ela não crescerá muito!!!
e realmente deve ter um intervalo entre uma ninhada e outra...
Os horários de parir postados aqui é meia verdade tem hamsters que parem a tarde e até de manhã!!!
não apenas a noite ou madrugada...
ainda sobre parir..
realmente o intervalo de 10 min é válido porém há casos de fêmeas que mandam os filhotes um atrás do outro e até fêmeas que morrem no parto!
portanto respeitem a fêmea e nunca coloque para ela emprenhar logo depois de uma ninhada, só depois de no mínimo 3 meses até 5 ou 6 meses!

Jorge disse...

correção não é 32 anos e meio é que meu texclasdoestá dsesxconfigurasdo e sim 3 meses e meio!!

Jonathan disse...

Como faco para saber a idade certa de uma femea? A adquiri sem saber a idade exata; o criador disse ter um mes, o que nao acredito, pois ela e bem desenvolvida, deve ter uns dez centimetros. Poderia acasalar se tiver esta idade?

katia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
katia disse...

boa tarde tenho um casal de fofuxos e a Jôjô teve 3 filhotinhos hoje completam 9 dias e pela manhã haviam 2 filhotes e quando cheguei em ksa para o almoço só havia um inteiro e a cabeça de outro o q eu faço? Acho q ela esta devorando seus filhotinhos ela tem bastante comida e uma gaila bem grande.

31 de agosto de 2010 10:54

Marta Amaro disse...

As femeas podem reproduzir sem macho

Josy disse...

Bom dia!

Hoje ao ir fazer a limpeza da gaiola (sempre faço aos domingos q tenho tempo) Vi os pequenos, mas eu comprei 2 femeas "teoricamente" 2 filhotes estavão mortos, ainda sobrão 6, suas dicas vao me ajudar porque nem ao menos sei qual dois dois é a mãe dos bebes T.T
Vou tentar identificar com suas fotos, obrigada pela ajuda, estou perdida nao esperava esta surpresa! E agora eu separo o macho e se eu separar errado T.T

Anny disse...

Só para avisar sobre uma indicação no texto acima. Tenho um casal de hamsters chinês, onde a femea pariu 6 filhotes e como aqui no site eu vi que poderia usar algodão e na hora que ela começou a parir eu nao tinha serragem em casa porque sempre usava areia de gato como indicado no pet shop onde os comprei, entao resolvi usar algodão para que a femea fizesse o ninho e nos dias seguintes fui observando que os fios de algodão se enrolavam nas pernas dos filhotes, a mãe tentava limpa-los mas os mesmos estavam sempre se enrolando, como eu nao podia meche-los nos dias seguintes, entao no quarto dia observei que um estava com as pernas muito enroladas nos fios de algodão, entao resolvi pega-lo com uma luva e verifiquei que sua perninha direita trazeira já estava seca (decepada), pois o algodão tinha impedido o sangue circular pela mesma e a tinha cortado, entao peguei duas pinces e fui tirando todo algodão que estava enrolado nas pernas dele e dos outros filhotes, um de cada vez. Então comprei serragem e coloquei no ninho no lugar do algudão. Então nao indico o uso do algodão, serragem é o mais recomendado!

Murillo disse...

Nuss ,adoreii . !
e olha ki nem tenhu um ..
Voo ali comprar uns 3 . !
Mt fofo , adoreii .
Matei minha curiosidade desses animaizinhus ki sao tao ...
Bjuu . !

Mateus Victor disse...

Oi! No início desse ano comprei uma hamster grávida e ela pariu 6 filhotes. quando eles cresceram dei todos, mas sobrou um macho na qual ela crusou com ele e teve 5 filhotes no dia 28 de abril de 2010.no final desse ano quero colocá-la pra crusar de novo.Posso? Aqui em casa ela pariu 2 vezes mas e na loja,pois ja comprei ela grávida me respondam e enviem mensagen pelo meu orkut que é mateus_souumvasodedeus@hotmail.com

tulio disse...

queria saber se meu hamister com 2 semana eu passa dar comida solida

guuh disse...

Ola
minha hamster pariu 6 filhotes no dia 18/10/2010,tenho duas perguntas:
1:eu posso colocar minha hamster pra cruzar com um filhote dela??
2:é comum a hamster andar na rodinha mesmo com filhotes de apenas 2 dias de idade?
obrigado

eduardacristinacs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eduardacristinacs disse...

meus hamster estão juntos há 11 dias e agora o que faço?

Lucão disse...

oi meu hamster esta brigando muito mais eu não sei se ela esta prenha ou e normal me ajude saber. muito obrigado aguado sua resposta..

BLOG da NÃNA disse...

Olá..eu tenho um casal de hamsters,e eles brigam praticamente todo o dia,pois o machinho chega perto dela..eu n sei se ela esta prenha ou n pois ela grita demais..A moça do PetShop disse q ela precisava ter dois meses de vida para reproduzir,é verdade?e de vez em quando,quando eu pego ela,geralmente ela está molhada de xixi,é por medo da gente ou do machinho?Eu mantenho os dois na mesma gaiola a dois dias...Grata.Yanna Luceno

thiago-jam@ disse...

Poxa vida muito obrigado . tenho 12 anos e naum sabia oq fazer ai i este tutorial e deu certicimo cara voce é nota 20 millllllllllllllhoes. hoje tenho 6 meu amado bobe ,frede,lili,tomim,lia,e fofis lw eles tem ja 2 meses de vida a mae esta totalmente saudavel obrigado.

le e bia disse...

Como faço pra ver o sexo do meu hamster ?
Eu achava que era macho ate eu leva-lo pra cruzar e descobri que era femea, mas eu nao tenho tanta certeza !!!
Da primeira vez que o levei pra cruzar nao deu certo!! Posso leva-lo de novo mesmo se for seguidamente???

Franciene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franciene disse...

aqui esta o meu e mail para mais informaçoes...
francienequeiroga@hotmail.com

filipe disse...

é necessário por serragem na gaióla?por que?forrei com um pano tem alguma coisa?o que vc me aconselha posso deixa-la só ou devo comprar uma outra femea,ou um macho pra fazer companhia?grato;Itaedson.

Guto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guto disse...

Minha hamster está muito gorda, agressiva e agitada. Mas não vejo seus mamilos. Há a possibilidade dela estar grávida?

lucassimoessilva disse...

eu achava q meu ham era macho + agora eu sei que e femea

Lays disse...

quero saber pq que a hamster femea fica com bunda grande isso e uma doença ou e cio ?

wendel disse...

Me diz, como pode nascer até 18 filhotes se a fêmea é tão pequena? Na minha, nasceu apenas 3!

lenycn disse...

Olá!!
Quero saber se tem alguma chance das hamsters engravidar com 2 meses? Quero saber tbm o que acontece se deixar os hamsters macho e femea juntos na mesma gaiola? E o que acontece se a hamster engravidar com menos de 4 meses? e se a femea é mais calma que o macho? Obrigada!
Por Favor me mande a resposta por email = Lenycn@hotmail.com

Ana Cristina disse...

Fazem uns dois meses que ganhei 2 hamster chines e não sabia q era um casal eles são irmãos deixei eles juntos na gaiola e quando vi tinha 7 filhotes dentro da casinha, ai eu separei os dois e quero saber se posso colocar eles juntos novamente apóe vender os filhotes?

gabriel disse...

minha hamster deu 8 filhotes e nenhum morreu e agora sem eu ver já está prenha de novo em menos de 2 meses do nascimento dos outros filhotes e com só 10 dias ela ta com a barriga enorme.

brenda disse...

se o hamster nao acasalar ele pode ficar doente?

lucas_rodrigues.2000 disse...

Olá , queria saber se a algum risco de crusar o filho com a mãe , os filhote morrem ou podem nascer com alguma doença?

e tbm queria saber quanto tempo dura um hamster , e até q idade a hamster pode ter filhotes?

LopesdaSilva disse...

ola, a minha hamster teve 5 filhotes, eu gotava de saber quando posso mexer neles, eu gostava de limpar a gaiola.

LopesdaSilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iverson disse...

iversonoliveira10@hotmail.com

meuramiter casalo dia 15 mas eu tive sertesa hj é 16 e ainda ñ pario eutenho sertesa que eles acasalaram oque eu fasso agora pf me respondão

Catarinaa_26 disse...

ola! tenho dois hamster sirios, um macho e uma femea, mas agora estao separados, apesar de se darem muito bem, só que já sei que iriam ter sempre filhos. ela já teve duas ninhadas mas morreram todos, ela não queria saber deles, estava em cima deles mas eles estavam muito magrinhos e ela atirava a palha para cima deles. o que será que se passa?Penso que ela esta prenha outra vez? que cuidados devo ter?

Catarinaa_26 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Mirella disse...

Eu tenho um Hamster, e meu amigo tem uma hamster, coloquei eles para cruzar, e eles brigavam , quando eu descobri que tinha que colocar eles com a gaiola um do lado do outro, para um ir se acostumando com a presença do outro, e fiz isso, consegui fazer que eles cruzassem, e ela ficou prenha, ela pariu 9 filhotinhos, eu estou muito feliz, e estou aprendendo ainda mas sobre como cuidar deles e dela, eu vejo que os filhotinhos estão crescendo rapidamente, pois estou lendo sobre a reprodução deles!!!!!

MUITO OBRIGADA!!!

Amanda Mirella.!

savuquinha disse...

meu hamster teve filhotinhos com 2 meses tem algum proplema

Jorge disse...

Bom para se puder realizar o cruzamento de hamisters se aconselha ao minimo esperar até o quinto mês de vida do animal se ouver o cruzamento antes o risco da fêmea não se desenvolver é muito grande alé do risco eminente de morte ou da mãe o do bebê ou de ambos!
como criador durante um ano tive praticamente 50 hamsters em toda a criação e o conselho é a partir do quinto mês de vida para cruzamento!
não aconselho cruza anão russo com o hamster sírio! cada um no seu quadrado!
macho com macho não cruza só vai piorar e ocasionar a morte de um dos individuos!!!
a mesma coisa serve para fêmea com fêmea!
e nunca coloque um macho numa gaiola com fêmea prenha ou parida pois o macho vai morrer!
a mesma coisa se aplica a colocar uma fêmea numa gaiola com uma outra fêmea prenha ou parida!
a caracteristica principal do hamster é a individualidade e territorialismo extremamente selvegem...a fe3me não tolera outra fêmea e/ou um macho não tolera outro macho na mesma gaiola! uma hora vão brigar até um matar o outro!
hamsters em geral parem de 1 a 14 filhotes mas, já ouveram casos de 16 a 18 filhotes!
se um bebê nasce com defeito genético imediatamente a fêmea o devora como se fosse ração de hamster. Quando tocamos tb e ela por acqaso rejeitar ela também mata e come o próprio filhote!
quando uma fêmea está prenha devemos ter o máximo de atenção para puder salvar algum filhote que por ventura venha ser rejeitado. uma vez salve 2 filhotes que foram rejeitado dando a ele leite de vaca com um pouco de farinha, mas bem pouco não se deve criar aquela papa grossa só uma papinha bem rala quase liquida! pois os orgãos ainda estão em formação. jamais abra os olhos fechados do bebês recém-nascido, ai me perguntarão e dá pra abrir, sim. O olho fica vedado por uma substância do olho que é meia viscosa se abrir o olho do animal antes ele poderá ficar cego pois seu olho ainda não suporta a luminosidade ambiente!
ae vocês mes perguntarão preciso vacinar meu hamster? eu digo, não o que podem fazer é levá-lo ao veterinário e sim existem remédios para males de hamster mais não deve receitar nada ao seu bicho sem uma previa examinação por parte de um veterinário!
o que posso dar ao hamster? bom essa parte é bem delicada hamster se alimentam de grão como: milho, ervilha e sementes de girassol e sementes de trigo. Ração de cachorro e gato também pode ser oferecido aos hamster mais só de vez em quando dê sempre preferência ao grãos!!!
hamster vivem no máximo estourando a boca do balão 4 anos! então cuide de seu animal para que ele viva o bastante para aproveitar a brincadeira com ele!!!
filhote sem pelo jamais podem ficar perto do pote de água pois, podem vim a se afogar. Caso veja um filhote quase se afogando retire-o e esfregue-o no pelo da mãe coloque novamente no ninho!!!

como eu sei que minha hamster está prenha?

Geralmente a fêmea fica mais agitada e passa a estocar comida mais que o normal...alé da evidência do aumento de peso no animal que geralmente se encorpa rápído em no máximo uma semana já aparece aquela barriga!

é isso pessoaal respondendo a todas as dúvida a cerca da criação e manejo de hamster que parecem ratos mais são parentes próximos dos esquilos!!!

venda e informaçoes sobre hamster.. disse...

oi pessoal eu tenhouma criaçao de hamster quem estiver intereçado em comprar e su mandar um e-mail para cleitonnascimento11@hotmail.com !!

sara marques disse...

Bom dia
eu tenho uma hamstres sirio k teve bebes mas ja faz para ai 17 dias eu keria linar a gaiola sera k ja posso?pk o cheiro esta muito activo pk desde que ela teve os bebes nunka limpei.

matheus disse...

comprei uma hamster e o dono da loja disse que ela podia estar gravida como eu confirmo isso




Matheus

Jorge disse...

Sara,
se os filhotes já estiverem com pêlo pode trocar a serragem caso contrário não!!
quando começar a aparecer aquela pelagem rala já pode ser feita a troca da serragem com mais ou menos 20 dias já dá pra se fazer a troca da serragem sem maiores problemas!!
tem filhote que crescem pelos em menos de 20 dias e tem aqueles que demoram mais mais o ideal é com 20 dias de vida!!!quando eles estiverem mais ou menos do tamanho do seu dedo midinho!!!

Jorge disse...

bom para saber se a sua fêmea está gravida observe que ela dormirá mais ,irá estocar a ração que você coloca e meio que elas faz um "ninho" e o fedor é da urina e fezes em cima dos alimentos(ração)!!
além da fêmea ficar 3x maior quando grávida!!!
cuidado colega pois a fêmea prenha é mais raivosa e de dificil manejo qualquer toque errado é uma dentada!!

evite colocar muita ração ou terá um grande problema com mau cheiro!! disponibilize para femea papelão, serragem ou papel oficio ou outro picotado para que ela possa fazer o "ninho"...

eu já levei varias dentadas terriveis de até sangrar!!!

Jorge disse...

Savuquinha sim sua hamster terá problemas futuros mais nada de grave apenas ela não vai crescer muito e poderá ter problemas ósseos mais nada que afete ou acomenta a morte dela!!!

Jorge disse...

maninho como você disse eles acasalaram dia 15 como parir 16???

nennhum bicho pari no dia seguinte ao acasalamento existe um periodo entre depois do crusamento e o a hora h se é que me entende!

sua femea cruso e daqui a até 15 dias ela pari a não ser que morra por complicações de parto!!

o normal são de 1 filhote até 12 mas, já ouve hitoria de 15 filhotes na mesma gestação!!

geralmente quando nasce muitos alguns nascem com defeito e são comidos pela fêmea e pelos proprios filhotes!!

Jorge disse...

Marta,

é impossivel uma fêmea hamster reproduzir sozinha!!
ela precisa de um macho apenas alguns animais como o escorpião tityus serrulatus tem essa façanha da auto-reprodução ou seja a femea engravida do nada é meio que ela clonar ela mesma várias vezes!! mas, com hamsdter isso é impossível é um animal totalmente sexuado precisa fazer amor pra emprenhar!!

Jorge disse...

Beatriz,

sim há uma grande chance da comer os filhotes quando nasce ou defeituoso ou uma ninhada muito grande em que a fêmea não possa cuidar de todos ae ela mastiga propria cria como se fosse um hamburguer da mcdonalds. Engole cabeça e tudo posso ossos do crânio ainda são tão moles que parecem cartilagem!!

Jorge disse...

Josy jamais coloque uma fêmea adulta junto so filhotes é morte certa pois é de característica desse animal ser solitário todos que entrarem na gaiola vão morrer!!

Jorge disse...

felipe isso é pura lenda sobre os doze meses...

a fêmea se não tiver problemas para ovular ela estará sempre predisposta a engravidar!! tenha ela 6 meses ou mais até morrer!!

Jorge disse...

Bia no mundo animal não tem regras sociais então a ávo é comida pelo neto que come a mãe e as irmãs , as primas, as tias e quem quiser mais!!

Jorge disse...

Bloggtudo indica que sim se vc reparou que ela dorme mais e os mamilos estão mais visívei do que antes e ela está juntando ração é certeza de ela está p´renha observe esses sinais!!

Jorge disse...

porque não eu tive uma que tinha um mês e meio e já tinha 10 cm

Jorge disse...

separe imediatamente o filhote coloque no balde e coloque ração e água num potinho bem raso para que o filhote não se afogue e vez ou outra pode fazer uma papinha com a ração batida no liquidificador com um pouco de água para umidecer mas, não muita agua o suficiente p´ra deixar o pó da ração meio que em forma de papa de bebê!! só agua e ração mais nada até crescer os pêlos ae pode colocar frutas moles como banana, melão e maçã! nunca dê mamão!!

Jorge disse...

mateus comprei uma panda que pariu 12 filhotes numa só ninhada!!!

já tive mais de 60 hamsters!!

Jorge disse...

ana,

poder pode maios sabe que vão cruzar de novo como já disse anterior mente bicho é estinto e não laço ele cruzam qualquer fêmea sendoa mãe, irmã, tia, prima ou sobrinha e até as irmãs de ninhada!!!

Jorge disse...

se for comprar outro felipe que seja femea por que 2 machos na mesma gaiola vai acabar um matando o outro!!!

Jorge disse...

mentira pura que um hamster ou qualquer animal fique doente se não cruzar...cruzar faz bem pois estimujla vários musculos além do cerebro trabalhar tb melhorando o bem estar e dando uma sensação prazerosa ao animal...mas se fosse verdade o que tinha de gente morta por não trepar seria brincadeira!!!

Jorge disse...

esqueçam tudo que sabe sobre hamster e leiam o que eu digo...e assimilem pode deixar os bichos tudo trepar que eles vão se dar bem!!!

e vcs devem faZER o mesmo que os bichos claro que não comendo mae e nem irma agora aproveitem as primas e etc...

hamster é simple comer, bebr durmir, cagar e urinar e fazer amor além dos filhotes...

filhotes só devem ser tocados quando começarem a nascer pelos ralos e ciclo vai continuar eles vão comer, beber, cagar, urinar, fazer uma putaria, procriar e morrer só isso!!

o resto quem acredita é idiota!!!

Jorge disse...

Lucão no seu post vc deu a entender que era macho mais depois pensou ser fêmea..para estar prenha precisa ser fêmea olhe na barriguinha e veja varias micro-tetas formando um circulo..caso seja macho verá os ovãos do bicho!!

Jorge disse...

Lays,

não existe hamster com bunda grande isso sua cabeça que deve se concentrar nos estudos!!

Taila disse...

como verifico se meu hamister é macho ou fêmea quando filhotinhos?

Jorge disse...

quando o hamster for macho vera um furinho vera tambem dois ovinhos os testiculos

a femea tem uma cherequinha

mateus disse...

ola eu tenho 2 hamster e ela deu cria eu a seperei do macho isso nao vai afetar em nada? e eu posso acsalar os imraosinhos macho e femea so que sao irmaos

geovane disse...

Olá, me tirem uma duvida.. Os irmãos de hamster podem cruzar um com o outro? e filho com pai pode?

Luan disse...

cara vc é 10! vlw , vo esperar meu casal crescer ,axo q eles tem uns 2 meses de vidaa só . ow vlw parabens. agora ja sei oq fazer

meu hamster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meu hamster disse...

eu não sei quantos meses meu hamster tem para cruzar o que eu fasso

dooug disse...

Óla tudo bem??

A minha hamster nunca teve filhotes,gostaria de saber se eu deixar ella acasalar pela primeira vez,quantos filhotes ela terá??
Preciso dessa resposta rapido..
me add no msn qualquer coisa:douglas-eds@hotmail.com..

abraço..

windows xp disse...

a hamster da minha irmã pariu pela segunda vez na primeira ela comeu todos quando teve 8 agora teve 5 e comeu 2 e 1 morreu de frio sobraram 2 é normal ela ir em cima dos filhotes e deixar um em cada canto?tambem quero saber depois de quantos partos ela vai parar de comer os filhotes?

windows xp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
windows xp disse...

meu hamster só dorme e é gordo demais o q eu faço?

Jsabio disse...

Como posso ter certeza que a hamster esta gravida? ela não esta com a barriga grande mais a parte inferior de seu corpo, prox ao rabo esta bem inchado, será que isso é gravidez?

Jorge disse...

quando a hamster femea esta gravida ela fica com os peitos maiores e a barriga inchada e mais dorminhoca e junta muita comida!

Márcio Cleber disse...

Socorro!!!!!! Minha hamster chinês pariu 7 filhotes, fiquei desesperado ao ver ela provocar o canibalismo, comeu todos.... Não sabia que roedores, por serem herbívoros tivessem essa prática, preciso saber o que fazer para que isso não ocorra na próxima ninhada... Alguém pode me ajudar? cleberjardim32@hotmail.com , desde já agradeço, Márcio Cleber

pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro disse...

qual o tempo DA GESTAÇAO DO HAMISTER

pedro disse...

MARCIO CLEBER, VC TEM QUE SEPARR A MAE DO PAI, ELA FICAR NERVOSA, COM O PAI ELA TEM Q FICAR NUMA CASA COM OS FILHOTES .

Mazinha disse...

Pode-se castrar hamsters machos depois da primeira ninhada e eu não quiser mais?

Olena Rishko disse...

Olá, eu tenho dois hamsters, macho e fêmea. Até agora eles têm estado juntos na mesma gaiola, e há pouco tempo a hamster deu á luz 6 bebes, gostava de saber se eles todos incluíndo o hamster macho podem continuar juntos na mesma gaiola.

Bruna disse...

Minha hamster teve filhotes e coloquei algodao para ela fazer o ninho,mas li alguns comentarios e fiquei nervosa,devo tirar o algodao ou nao ?

julia disse...

boa tarde meu nome é julia minha hamster chinês teve 4 filhoes ontem ou hoje e eu estou desesperada porque não sei oque dar a ela e estou com medo dela comer seus filhotes

pedro lucas disse...

quando comprei minha hamster e ja estava prenha, duas semanas depois ela pariu,coloquei ela junto aos filhotinhos de 11 filhotes ela comeu 6.nao sei se ela vai comer mais, me diga oq tenho que faze?? me ajude por favor!!

email:pedrolucas9982011@hotmail.com
estou com pena dos filhotes e nervoso.

rodrigo disse...

ola meu hamster deu filhotes mas a mae comeu e so sobro um ai o filhote ja esta comendo nolmalmente ai eu coloquei de volta a pai junto com a mae e o filhote no começo eles se estranharão masa agora nao,eu posso dexa os tes juntos para a mae ter filhote novamente,ela pode ter filhote com o filho dela oque eu devo fazer neste caso

Fabricio disse...

cara eu tenho uma hamster fêmea chinêsa e queria saber se quando ela completa 4 a 6 meses de vida ela ja pode acasalar sem nenhum problema na gravidez quando ela completar de 4 a 6 meses vou comprar um macho de outra raça pra poder acasalarem e ai depois disso quando os filhotes nascerem pensei hen dar ums e vender outros quando eles ja estiverem com pelos nascesdo ai te mando outro e-mail pra comprovar q ocorreu tudo bem ok muito obrigadopela atenção.meu nome é FABRICIO ALAN tenho 13 anos de idade e sou um criador onorario de hamsters.

danielmaia disse...

Bom dia a tds, gostaria de saber pq minha ham femea esta comendo os filhotes, pq ja é a segunda gestação e ta comendo tds filhotes de novo tirei o macho no 1 dia dp de ter ganhado os filhotes sera q tem alguma coisa haver?

LariihAndradee disse...

Olá eu comprei um hasmter filhote ele ja ta grandinho e ta com pouco pelo etc. aai eu ja tenho 2 hasmter um csal aai coloquei esse filhote junto com eles aai eles brigaram e machucaram o filhote ,o que faço com machucado?(o machucado é um corte pequeno embaixo do comprimento do ''braço''

Danny disse...

Os hamsters fêmea têm o período?

Danny disse...

Os hamsters fêmea têm o período?

Danny disse...

Os hamsters fêmea têm o período?

amigas olline.com disse...

minha hamster apresento alguns sinais que esta gravida mais é errado deixar ela junto com outros hamstes ou eu devo deixar ela ne uma gaiola sosinha.o macho come os filhotes? por favo me ajuda eu sou novata nesse ramo

daniel2011 disse...

eu aprendi muita coisa com isso muito obrigado mas meu hamister macho fugio q pena voceis podem min da um haminter meu hotmail:danieldamasiobrito@hotmail.com obrigado

Coisas mais fofinhas +.+ disse...

Olá eu tenho um hamster e uma hamster ou seja macho e femea hoje coloquei eles juntos para acasalar mas nao sei se ela tinha o cio nao me lembro de ter visto o meu hamster montou em cima dela umas quantas vezes mas era cerca de segundos passado um pouco quando dou por mim ela esta a tirar sangue da vagina é normal ? eu nao sei se ela estava com o cio ou se ele ao tentar se atirar a ela de uma força um pouco bruta como andar a volta dela muito rapido a tenha metido com nervos ou alguma coisa assim e tenha se tentado matar mordendo a vagina a minha questao mesmo e se e nomal ela tirar sangue da vaginal enquanto estavam no acasalamento nem sei se ele conseguiu alguma coisa mas acho pelo que vi que tem uma frida e acho que ela se deve ter tentado matar mas ate podera ser normal ela sangrar depois do acasalamento pela primeira vez sff perciso de ajuda e que nao quero que a minha hamster morra s:

Mih disse...

Olá
Meus hamster cruzaram dia 30/03/2012 e até agora não nasceram filhotes..
Mas depois que cruzaram eles nao podem ficar juntos pq brigadm,ja arrancaram até sangue um do outro..e acho que ela até mordeu o pintinho dele pq está pendurado!! tá uma guerra esses dois,nao podem ficar juntos.. tive que separa-los pq se nao ela vai matar ele.. e ele sempre fica quietinho quando ela vem querendo brigar tadinho rs..
Mas aparentemente ela nao esta gorda, mas ela estoca bastante comida na bochecha e esta sonolenta,vive dormindo,quietinha..
Será que ela ficou gravida???
So uma vez ja engravidam???
Aguardo resposta..
Obrigada :)

Manu disse...

A minha hamistter acabou de parir , ela pariu 3 filhotes , 1 morreu , peguei neles com papeu higiênico para limpar a gaiola , pois não sabia que não podia fazer isso , e agora ? eles vão morrer ?o que faço ?

Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Morais disse...

minha hamster pariu dia 08/04/2012 so que ela pariu um filhote e ele moreu acho q porque ela pariu quando estavomos voltando d uma viagem. Ai quando foi dia 14/04/2012 coloquei eles juntos de novo, e tornei a separalos pq tenho 95% de certeza que ela ta gravida. E agora o que vai acontecer?

dreslley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jovem e adolecente disse...

mae dos meus filhotes teve filhotes e depois de meia-outra ela estava cruzando

Eliane disse...

Tenho um casal de ramsters, e não sei ao certo qual a idade deles, sei q são irmãos, e não sabia q tinha q aguardar 4 meses pra deixar eles crusarem, e aconteceu, será q a chanse dela não perder seus filhotes, e ela será q ficará bem depois do parto, mesmo não tendo idade pra criar ??? Não queros perdê-la, me ajuda por favor...abraços...,

drika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
drika disse...

olá
faz mas ou menos ums dois meses que comprei um casal de hamster,o cara do verterinario disse que elles tinha pelo menos 2 meses de vida ,então elles ja tem 4 meses de vida ,é um casal elles sempre ficaram juntos na mesma gaiola ,a femea todos os dias briga com o macho pensei que era coisa normal a femea dormina , mas elles são bravos e até agora não tenho coragen de pega nem ums dos dois nas mãos com medo delles me morde , so pego com a luva ,e coloco no balde so pra troca a palha e a comida e depois n mexo com mas nada,e acho que ellla ja esteja prenha ,pq ella ta muito gorda mas não vir nem um mamilo della a mostra , queria saber ser ella tem a pocibilidade de comer todos os filhotes quando nasce pq ella ja tenta me morde e imagino com os filhotes ??

GS passaros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GS passaros disse...

Ola queria saber se tem problema de deixar 2 hamsters femeas com 1 hamster macho no mesmo aquario para eles reproduzirem

rodrigo disse...

meus hamsters morrrreram,por causa do meu gato estou hein luto apessar de ja faze ums semanas.tambem foi por falta de ajuda mas muito obrigado por tudo ate....

claudia disse...

Boa noite,
Meu hamester chines deu filhotes , preciso realmente separar o macho ?
Pois não tenho aonde coloca-lo
Muito o brigada

Ilana Marques disse...

AIII me ajuda entes deu ter isso tudo eu coloquei a mão nos filhotes,eu limpei a gaiola, ia femia não que mais chegar perto dos filhotes o que eu fasso?

Julia disse...

eu posso voltar o macho para a gaiola junto com a fêmea depois que os filhotes estiverem com quanto tempo ??

livia disse...

Com quantos meses a fêmea fica com suas crias dentro de sua barriguinha??

Spotlight Soluções Digitais disse...

Olá, meu nome é Filipe. Minha hamster deu a luz, todos os filhotes estão lindos e saudáveis. Já se passaram um mês, sei que devo separa-los pois ela já cumpriu o papel de mãe. Quando tentei juntar a fêmea com o macho eles brigaram e machucaram uns aos outros. O que devo fazer? Como posso fazer essa união novamente? Creio que ela esteja estranhando ele, mas não tem nenhum meio de unir o macho e a fêmea novamente? Os filhotes já foram separado delas Me responda assim que possível por gentileza. e-mail: contato@spotlightsd.com.br

Gustavo disse...

Olá. Tenho uma dúvida: comprei um casal de hamster e deixei eles juntos, logo com uma semana ja estavam acasalando, ai, o macho veio a fugir da gaiola e morreu. ai a fêmea teve 6 filhotes. vendi 5. ai separei elas em uma gaiola de 2 andares .hoje a mãe deve ter uns 7 meses de vida e a filhote fêmea que ficou está com quase 4. ai eu comprei outro macho e coloquei pra acasalar com as duas( não ao mesmo tempo)ele transou com as duas.uma semana depois ele também fugiu e morreu . mas passou 1 mês e nenhuma está grávida . quero saber por quê ??? ... e 1 mês depois eu comprei o terceiro macho e coloquei uma fêmea no território dele, ela estava no cio e eles começaram a brigar ai eu separei .. também quero saber porque ?? :)

animaçao disse...

eu ouvi dizer que tem de separar a mae em uma gaiola o pai em uma gaiola e os filhotes em uma gaiola, intao nao sei o que fazer...

Gabi Cavalcante disse...

é macho !

Gabi Cavalcante disse...

É melhor tirar pois eles podem morre ao ingerir os fios de algodão e qte mesmo se machucar comi teve um caso a cima que a perna do bebe foi amputada... é melhor colocar cerragem e bastante papel higienico... pode deichar que a organização total da gaiola fica com a mae.

Manas Brodas disse...

esse manual é só para hamsters sírios? Serve para outras raças de hamhams?

bina disse...

por favor o que eu faço quando a hamsters fêmea come seus filhotes, o que fazer ? depois de quantas gestações ela vai parar de comer seus filhotes? tenho um casal de hamster chinês ela deu a luz a 5 filhotes e comeu dois, meu esposo indignado separou os filhotes da mãe. me ajude por favor. obrigada 16/12/12

Sayonara Hevelyn disse...

Olá, acabei de comprar 1 casal de hamster, e ela esta com sintomas de cio. O que devo fazer pra eles não acasalarem? E se devemos mantê-los separados mesmo sem ela estar no cio? Me responde por email... sayo-danca@hotmail.com.

Aguardo e Obrigado.

fãs de ballet disse...

Ola eu descobri que a minha hámster estava faz uns dois dias ela ja ta bem gorda,mais eu fico preucupada por duas coisas, o primeiro eu não sei como fazer para os filhotes nascerem saudaveis e segundo eu não sei que comida eu do para os filhotes quando eles nascerem... obrigada pela a atenção!!!

Ana Luísa disse...

Acho que os filhotes morreram dentro da barriga da minha Ramster (Anão Russo), pois a gravidez já está caminhando para 30 dias... Se isso tiver acontecido a fêmea também morrerá?

meumundocorderosaJR disse...

Ola, minha hamster pariu ontem e li o texto agora estou ciente e feliz do que fazer! ^^'
Obrigada e bjos

Unknown disse...

de nadaa eh sempre bom ajudar....

Karen Lima disse...

Se a hamister ja tiver 1 ano de vida ela corre algum risco? Ela ainda pode ter filhotes sendo q ela nunca criou ?

Naninha Araujo disse...

minha hamster teve 3 filhos ja estao grandes sao duas 2 e um macho fora a mãe. o macho ja esta cruzando com todas as femeas.. tenho que separar as femeas para ter filhote em ambiente diferente ou elas podem ter filhotes na mesma gaiola?

nei sid disse...

minha hamster perdeus seus 4 filhotes ela rejeito eles e ficava sóh dentro dos tubos ae notei q ja estavão mortos e enterrei eles juntei a femea com o macho e ela engravidou denovo em menos de 3 semanas e os 3 filhotes q nacerão n ficarão com nem um problema são hamster chines.

Joao Ferreira disse...

Ola!!! Li o texto, e agora sei o que fazer.muito obrigado: talya minha hamister no dia 18/09/2013 deu a luz a 6 (seis)lindos filhotinhos...vlw

Joao Ferreira disse...

Add ai no face:joaoferreira@outlook.com vlw

Leetíciaa Caarvaalho disse...

Ola , tenho duas hamster sirio .. comprei elas a aproximadamente 20 dias , e de uma semana pra ca reparei qe uma delas tava meio estranha .. com a bundinha toda suja ! Pesqisei bastante e li qe poderia ser o cio dela .. mas ja fazem duas semanas qe ela ta assim ! Ela soh fica no ninho , nao ta descendo pra comer , nao fica na rodinha .. soh ta isolada ! Reparei qe de ontem pra hoje , alem de ela estar com o rabinho todo sujo , no ninho dela tem um pouco de sangue .. ela esta com a respiração muito rapida .. Sera qe ela vai ter filhotes ? Preciso saber para poder separar elas .. qem entender melhor no assunto , por favor me mande email no ealeeh@hotmail.com .. Agradeço muito qem puder me ajudar !

darlda caneiro souza de oliveira disse...

È mas falar verdade nunca coloque pano nem algodão fiu enventar de colocar o que aconteceu a pertou a perna da minha hamster e ela to com pé todo inchado e ela está mancando!!!

Alliny Dutra disse...

Minha hamster teve filhotes dia 25/10 ela cuida bem dos filhotes porem tem um q esta com a patinha bem machucada ela esta avermelhada e mto inchada o q eu faço para cuidar do machucado? E tbm gostaria de saber se posso deixat uma gaiola para os femeas e outras para oa machos? Já q eu vou ficar com os 7 filhotes..... meu hamster é o sírio

Alliny Dutra disse...

O ela entra no cio de 4 em 4 dias O cio pode durar de 24 horas até 4 dias Se vc não quer filhotes o melhor msm eh deixar eles separados

will disse...

Meus hamisters são chineses e sempre foram criados juntos, após o cruzamento separei o macho (que agora com 4 dias de ninhada ele esta super estressado) Quando devo colocar ele junto com ela denovo? a essa á a primeira gestação bem sucedida deles.

Wilson Eliton disse...

Existe uma idade certa para que hamster parem de criar?

Chirley Diane disse...

Meu Hamst macho morreu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! de tristeza porque eu o deixei na mesma gaiola da fêmea depois que ela pariu... eu disse para minha mãe muda-ló para outra gaiola, quem disse que ele me ouviu... e agora eu separo os filhotes depois de 30 dias ou não?

larissa ferreira disse...

Na minha tbm nasceu apenas 3 fiquei até preocupada kkkk eu pensei que podia ter morrido dentro da barriga dela ou els naceram mortos e ela os comeu. Eu nao sei :)

Paulo Vitor disse...

Tenho 1 casal a mas de mês juntos e nada aconteceu. O que eu faço