sábado, 8 de dezembro de 2007

Hamster Sírio!

Hamster
Hamster Sírio

Nome científico: Mesocricetus auratus

Origem
O Hamster Sírio é, de acordo com o seu nome, encontrado nesta área de médio oriente.

Como animal de companhia
É o mais comum dos hamsters, e também o maior dimensão.
Em regra, esta espécie é bastante pacifica com os donos, mas há alguns que se tornam agressivos e mordem com muita frequência.

Uma das condicionantes destes roedores é o facto de não poder juntar dois machos adultos, se o fizer vão degladiar-se, até que um morra.

As suas bochechas características servem para armazenar o máximo de comida possível, chegando a transportar metade do seu peso, que depois depositam no seu ninho, onde vão tranquilamente comê-la.

Estamos a falar de um animal noctívago, pelo que vai sempre estar pouco activo durante o dia, tendo o seu pico de actividade durante a noite.

Exercício
Este aspecto é importante, porque o hamster, necessita de uma roda de exercício para poder correr e desenvolver os seus músculos e, durante a noite, o som produzido por este brinquedo pode ser muito incomodativo, pelo que se aconselha a sua lubrificação frequente.

Outro brinquedo recomendado para o hamster é um labirinto de túneis e escadas, que fará as delicias deste animal.As gaiolas existentes no mercado já foram pensadas para estes animais, pelo que é aconselhada a sua aquisição, uma gaiola diferente poderá trazer alguns incovenientes.

Limpeza
As gaiolas devem ser limpas e arejadas com frequência, já que a urina do hamster tem um cheiro intenso e desagradável.

Alimentação
A sua alimentação deve ser feita na base das rações existentes no mercado, embora possa fazer um suplemento de frutos secos, nozes e avelãs, que além de serem alimentos naturais, servem para o animal manter os dentes afiados.

A água deve ser fornecida em quantidade, em bebedouro próprio com esfera rotativa.

Cores
Existem várias colorações, sendo as mais comuns: amarelo, castanho, cinzento, preto e branco malhado.

Longevidade, tamanho e peso
Esta espécie pode viver cerca de 4 anos, atingir os 10 cm e pesar 100/120 g.

4 comentários:

tchutchukinhah disse...

Os hamsters Twisters além de serem umns animais muito exóticos são muito carinhosos.
Adoram o contato com os humanos,gostam muito de carinho.
se você tiver rm cuide bem dele porque ele merece!!

beijops a todos!

Unknown disse...

EU PRECISSO DE AJUDA!!MEU HAMSTER É NOVINHO TEM UNS DOIS DIAS QUE EU COMPREI ELE.E ELE NAO TA COMENDO,COMO É QUE EU VOU FAZER??SE ALGUEM AÍ SOUBER O QUE FAZER POR FAVOR ME AJUDE...MEU MSN É:
lyly_tr_gatinh@hotmail.com..
Muito obrigado dez de já!!
ass:Lívia Pereira

JoãoNetoo disse...

eu tenho um,ela se chama bila bilu.ela é sozinha por isso ela anda sozinha em casa.:::ela roeu as batatas,2fugiu da casa 3 estava morando na dispensa 4 estava se afogando no balde de agua sem eu perceber,por pouco meu pai salvou 5 vivi normalmente agora debaixo de moveis,como a geladeira.muitas etc....preSISO DE AJUDA---

ZoliQ ^o^ disse...

Minha princezoca não anda na rodinha. Só roda do lado de fora. No começo eu achava engraçadinho, mas agora, já me sinto preocupada. Tem algum problema com ela? Tem alguma forma de ensinar ela a roda dentro da rodinha?