terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Você sabia?

  • Apesar de não manifestar afeto, e ser caracteristicamente de comportamento individualista mesmo com os da própria espécie, o hamster sírio pode ser condicionado a aprender alguns truques, utilizando-se para isto da técnica de oferecer recompensas. São animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos, nem vacinas (não transmitem doenças, desde que estejam em um ambiente sem doenças), e tendo uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa viverá sem nenhum problema.
  • Lembrando também que todos os outros hamsters que vivem com colonias podem aprender truques igualmente o sírio, porém há mais relatos de sírios com truques como o de dançar.
  • Adestrar o Hamster é fácil, por exemplo, para que aprenda a atender pelo nome, mostre comida e chame-o. Para que fique de pé ou balance a cabeça como se estivesse dançando, mostre alimento de forma a deixá-lo na posição desejada e diga várias vezes o comando relacionado com a posição (como "em pé!", ou "dança!"). Dê-lhe então o petisco. Com o tempo, fará todos estes truques, mesmo sem recompensa. Para tornar-se um bom aluno, deve ser tratado com carinho, paciência e mantido em boas condições, sem estresse. Ao tentar segurá-lo, aproxime a mão vagarosamente para que não se assuste. Pegue-o pela pele do dorso ou ponha-o na palma da mão quando estiver bem acostumado com você. Não o deixe cair: um tombo pode ser fatal.

Nenhum comentário: