sábado, 8 de dezembro de 2007

Alimentação

O hamster, em seu ambiente natural, tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!
Lembre-se: um hamster não é como um cachorro ou um gato por exemplo, seu organismo é extremamente frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um hamster bem alimentado é um hamster feliz e saudável.
Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agricultura misturas especiais para hamsters. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento. É preciso diversificar.

RAÇÃO DIÁRIA:

Diariamente, deixe ração disponível para seu hamster. Nesta ração, é preferível haver: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo. Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito para cachorro do tipo duro.
Atenção: se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o hamster dorme. Provavelmente, se ele for um hamster precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu hamster de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida, estocada ou no pote, disponível para consumo.
(Foto de Marina Avila)

PETISCOS E AGRADOS:


Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, vegetais crus ou cozidos (evite alface) e biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado).
Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.

ALIMENTOS PROIBIDOS:

Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos a seu hamster, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios) e alface (pode dar diarréia e problemas no figado).

19 comentários:

Adriana disse...

Olá .. Adicionei uma pequena quantidade de Repolho ao meu Hamster .. E tenho receio que faça mal .. Gostaria de obter resposta

Unknown disse...

Ola Adriana, não se preocupe, Repolho é permitido na alimentação dos Hamsters....
bjuss

Rita Varela disse...

ola o meu hamster comeu um pouco de relva sera que podera lhe faser mal?

Unknown disse...

ola meu nome é karen e eu
gostaria de saber se acelga
faz mal para o hamsters?

''-*-hamtaro e eu-*'- '' disse...

eu queria agradecer por você ter feito um blog tão legal e eu queria que você de desse umas dicas eu tambem tenho um blog no blogspot tbm se vc confiar em mim é só você visitar o meu blog e fazer um comentário falando como editar muda r o ''tema'''do meu blog ele é http://hamtaroeeu.blogspot.com ou se vc preferir no meu fake que é carli.nha256@hotmail.com

Bruu disse...

Adorei as dicas de cuidados e sobre alimentação, tenho 2 hamsters e hoje faz 1 mês que eles estão comigo, li algumas dicas para ajudar os hamsters se sentirem mais confiáveis e já usei e deu certo um deles que é o mais espertinho usou minha mãe pra subir nas grades da gaiola, tenho medo de tirá-los para fora porque uma vez um já fugiu e não foi muito fácil pegá-lo de volta queria sabe o que eu posso fazer para eles se acostumarem a sair e não fugirem mais? obrigado desde já :)

Unknown disse...

eu dou couve, cenoura, batata, e racao funny buny, dou tambem sementes de girassol e sementes de feijao isoo e bom?

clarissereia disse...

Nossa muito legal esses post, me ajudou muito pois também tenho um hamster (Magali Parker, diga-se de passagem.) Continue assim^^

Kézia Gatinhah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kézia Gatinhah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Qaty'Rina disse...

LOL deviam meter imagens

Aracheli Fonseca disse...

Olá... adorei as dicas e gostaria de informar o quanto são dóceis, delicados e carinhosos. Tenho três e agora a minha hamster deu uma cria de 6 filhotes. Gostaria de saber como evitar o desperdício de comida e saber qual o momento certo de manusear os filhotes.
Aracheli

Anônimo disse...

minha hamster deu cria a 16 dia pario 12 hamster comeu um agora estou, medo q ela coma os utros,q faço?

Unknown disse...

Brigado pessoal

Unknown disse...

gostei muito das dicas, eu arrumei milho e depois fiquei pensando o quanto de cada deve ter na ração .-.

Jorge Ramiro disse...

Quando eu era criança eu tinha um hamster. O hamster é um animal muito limpo. Lembro-me que ele gostava de comer uma ração especial. Ele comeu a mesma coisa o tempo todo. Os hamsters comem muito.

Unknown disse...

verdade comem d+!@!

Unknown disse...

tenho granola que eu e minha família comemos diariamente aqui em casa, mas ela não é propria para ramster. será que isso pode dar algum tipo de reação nele ou ele pode comer junto com a gente?

Unknown disse...

Também dou granola pro meu