O hamster Roborovski (Phodopus roborovskii) é o menor e mais veloz de todos os hamsters e são geralmente mantidos como animal de estimação. As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sombrancelhas e a falta de listras no dorso que comumente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade – é o máximo que um hamster doméstico vive.
Eles são muito curiosos, entretanto facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos, dormem juntos em um só lugar. Sua velocidade os tornam um aninal inadequado para crianças, que geralmente gostam de tê-los na mão e afagá-los. Eles são muito apegados ao dono quando são introduzidos desde filhotes. Eles têm um bom temperamento e raramente mordem. Na medida que crescem até atingirem aproximadamente o tamanho do polegar de um adulto, eles podem facilmente se espremerem entre as as barras da gaiola de um hamster de tamanho comum, logo, necessitam de cuidados especiais no que tange a sua moradia. Sempre pergunte aos vendedores de lojas de animais ou criadores qual a gaiola ideal para mantê-los. Por causa do seu tamanho e de sua velocidade, Roborovskis são melhores para pessoas que preferem olhar a brincar com eles.
Por causa do seu tamanho e características, eles são cômicos quando os observamos em grupos sociais. Se mantidos juntos em pares sexuais ou grupos, os Hamsters Roborovski normalmente começam a dar cria na primavera seguinte ao ano em que a fêmea nasceu. As fêmeas em geral ficam estéreis em torno de 24 meses de idade, mas os machos normalmente são férteis a maior parte de suas vidas.
A gestação dos Roborovski é de aproximadamente de 23-30 dias. Quando nascem mais se asemelham a feijões rosas. Em torno de 5-6 dias a pele começa a pigmentar-se e de 6-8 dias os pelos começam a nascer . Em torno de 10-12 dias os filhotes são totalmente cobertos de um curto pêlo e suas pestanas começam o enrijecimento. Neste momento os filhotes já começam a passear pela gaiola, mas ainda são cegos. As fêmeas os recolhem de volta ao ninho, isto fará com que os filhotes emitam um chiado agudo, mas nada preocupante. Aos 14-16 dias de idade os olhos se abrem e seus corpos estão completamente cobertos de pêlo. Os filhotes são desmamados e podem ser apartados de suas mães com 4 semanas de idade.
4 comentários:
são lindos e fofos, gostaria muito de comprar um pu dois. vou deixar o meu e-mail se vc poder entrar em contao comigo ficarei muito grata.
norageminiani@hotmail.com
tinhagomes@yahoo.com.br
nora
obs: o e-mail cigenabg@gmail.com
é o meu orkut
Olá. Eu tenho dois Roborovskis mas podia ter mais...
É o seguinte, o Topogigio e a Little Fat já tiveram crias 3 vezes mas acontece que com o passar das semanas e com as saidinhas ca fora eles iam desaparecendo, ou seja a Little Fat (a fêmea) ia comendo-os um a um. (e eu sei que era ela porque da ultima vez que ela engrafidou eu separei-a dele)
O mais estranho é que nao sei o porque de ela comer os filhotes, eu sempre lhe dei comida extra e frutinha.
Já pensei em tirar-lhe as crias mas como ia eu amamenta-las?
Será que me pode ajudar com este dilema?????
se sim responda para work_tool@hotmail.com
Eu tenho uma Roborovki *-*
Linda linda linda *-*
Eu tenho uma Roborovki *-*
Linda linda linda *-*
Postar um comentário